Gostou do artigo? Compartilhe!

Um Ano de Visão

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

O ano que se encerra foi um ano especial para a Oftalmologia. Tivemos muitos avanços em materiais, equipamentos e novos tratamentos para a reabilitação da visão. Neste ano houve o lançamento de uma nova lente para a cirurgia de catarata que há anos observávamos a distância, e que agora chegou ao nosso país. A nova lente sofreu aperfeiçoamentos nos últimos anos e a nova geração promete devolver com maior qualidade a visão para perto nos pacientes submitidos a cirurgia de catarata. Utilizando um sistema sofisticado, a nova lente se movimenta dentro do olho do paciente permitindo que a luz seja focada na retina ao olhar para longe e para perto, o que propicia uma visão perfeita sem a necessidade de usar óculos.

Para a cirurgia refrativa, que consiste na correção das alterações que prejudicam nossa visão para perto e para longe, como o astigmatismo, a miopia, a hipermetropia, com o tratamento da córnea para “regularizar” a forma como enxergamos, vimos a consolidação da utilização do laser no refinamento desta técnica. Com o desenvolvimento de um laser mais preciso, hoje é possível a substituição das lâminas de aço ou diamante para a confecção de retalhos ou aberturas na córnea pela nova tecnologia chamada Femtosecond laser. Sem tocar na córnea, este laser permite a confecção de aberturas precisas que são impossíveis pelos métodos tradicionais. Esta tecnologia está disponivel em nossa cidade quase simultaneamente ao resto do mundo graças ao empreendedorismo do renomado Dr. Carlos Figueiredo, que colocou esta nova tecnologia a disposição de todos os oftalmologistas para que possam oferecer a seus pacientes um tratamento de primeiro mundo.

Mas não apenas avançamos na tecnologia de ponta. Este foi o ano em que o AME, o Ambulatório Médico de Especialidades, baseado em nossa cidade no Hospital Estadual João Paulo II, administrado pela Associacão Lar São Francisco, tornou-se referência em Oftalmologia em nossa região. Oferecendo o que chamamos de padrão ouro, os pacientes do SUS recebem os mesmos cuidados oferecidos pelos melhores convênios médicos da região, como cirurgias de catarata com a utilização de lentes dobráveis, cirurgias de retina e glaucoma com a melhor tecnologia disponível, além de disponibilizar exames especializados para o diagnóstico das mais diversas enfermidades oculares. Além do diagnóstico, a população mais carente tem a sua disposição os colírios de uso contínuo para tratamento de doenças oculares, o que permite que se obtenha o tratamento adequado destas enfermidades que podem levar a cegueira.

Para finalizar gostaria de desejar a todos um final de ano com muita saúde e paz, e que no convívio de seus familiares e amigos iniciem um ano repleto de prosperidade e realizações. Também gostaria de agradecer aos colegas, colaboradores e pacientes que me acolheram nesta cidade e aos leitores que me prestigiaram durante este ano.

 

Dr. Marco Antonio Olyntho
CREMESP 92737
Médico Oftalmologista pela Associação Médica Brasileira e Conselho Brasileiro de Oftalmologia
Especialista em Glaucoma pelo Hospital das Clínicas - Universidade de São Paulo
Membro da American Academy of Ophthalmology

marco@olyntho.med.br
www.olyntho.med.br
São José do Rio Preto - SP

Autor

Dr Marco Antonio de Castro Olyntho Junior

Dr Marco Antonio de Castro Olyntho Junior

Oftalmologista

Especialização em Ciências da Visão Patologia Clínica e Cirúrgica no(a) Instituto Internacional de Ciências Sociais.